segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Endereço Certo

 




Endereço Certo


Olho para o mundo
Contemplando-o,
Transbordo de alegria,
Torna-se extasiante
Mediante a tudo, 
Vejo-me transparente...
Em minha alma, reflete
O meu transportar 
Ao Alto majestoso...
Extasio-me 
Com a beleza visualizada.
Voo às alturas 
Além de mim,
Fico transtornada,
Por um tempinho curto, 
Encolho-me...
Logo transpasso meu medo,
Transformo-me 
Numa estrela dourada.
A que crê
A partir do nada,
Ele muda, irresistível,
Substancialmente, tudo.


As estrelas giram eternamente lá no alto,

as escarpas rochosas permanecem

inamovíveis à beira-mar;

o inverno é frio e o estio ardente.

As coisas são como são, e tu és como és:

gostarias de ser alegre, mas não és.

Gostarias de brilhar,

mas não podes. Gostarias de ter a

inteligência deste, a formosura

daquele, o encanto daqueloutro.

Sonhos loucos! Os sonhos deita-os ao

lixo; as chamas apaga-as, e toma

serena e sabiamente nas tuas mãos

a fria realidade: tu és como és.

E, de qualquer forma, apesar

das tuas reticências, és uma maravilha.

Não te envergonhes de nada nem te

entristeças. Basta de sofrer!

Chegou a hora de te

tornares amigo de ti mesmo.

Não és uma estátua de argila,

és aurora e sino, uma arquitetura

que, para ser catedral, só precisa

da tua benevolência e carinho.

Ignacio Larrañaga

(Ailime)





6 comentários:

  1. Encantadora tua poesia ,Roselia! Gostei da estrelinha dourada que crê... Assim deve ser!
    E Ailime traz um texto profundo nos lembrando que as coisas são como são, mas nós cada um ,somos como somos...
    beijos às duas!
    Tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, bom dia !

    Louvado seja Deus e que toda a Humanidade receba a sua Luz .

    Querida Rosélia, carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Roselia!
    Encantador seu poetar...
    Tenha uma semana iluminada
    Abraços Loiva

    ResponderExcluir
  4. Esse crer de seu lindo poema é fundamental, Roselia. Afasta o medo e permite a contemplação do belo. O texto que nos trouxe a Ailime põe em relevo algo que não podemos esquecer, o amor por nós mesmos. Grande abraço para ambas.

    ResponderExcluir
  5. Minhas amigas, Rosélia e Ailime
    Li e reli esta publicação maravilhosa. Nela me imbuí da minha
    humildade, retive-me em mim mesma, aceitando-me como
    sou ( a que crê), e procurando lançar um olhar de solidariedade a quem
    dele mais precisar.
    Excelentes reflexões para este domingo que se apresenta ameno,
    por cá.
    Boa saúde vos desejo, minhas queridas.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir

Meu Farol

  Minha Palavra é como a luz de um farol brilhando na escuridão  para guiar os barcos pelos mares escuros e tempestuosos.  Coloquei-o na pra...