sábado, 20 de janeiro de 2024

Estigma II



 Se o homem acaba por se constituir
inimigo de tudo o que rejeita,
pode chegar a transformar-se
simultaneamente num ser
universalmente sombrio, desconfiado,
temeroso e temível.
E pode entrar num círculo vicioso:
quanto mais lhe desagradam as coisas,
mais as rejeita, e quando mais as 
rejeita, mais lhe desagradam.
Urge sair deste circulo de fogo.
Basta de sofrer.

(De Inácio)
AILIME 


 Um atributo que estigmatiza alguém não é necessariamente honroso nem desonroso ...

Cria-se um estereótipo...

Uma pessoa passa a ser desacreditada ...

Chamamos de normais os que não se afastam das nossas expectativas...

Tentamos suavizar ou melhorar ... ou taxamos impiedosamente...

Só o que concebemos como "normal" pode ser dito favoravelmente em prol do nosso semelhante...

Caso contrário, estigmatizamos impiedosamente ...

O estigmatizado se sente impuro ... angustiado ...

Sente vergonha de não estar dentro dos padrões "normais" (segundo nossa conveniente opinião).

Todos devemos nos aceitar como somos...

Todos merecemos respeito, consideração.

Pode-se corrigir defeitos, mas não   achamos assim se criamos estigmas cruéis ...

 

Estigmas podem ser talhados pelo Espirito Santo...

Eu creio...

E você?

 

O estigmatizado pode ver as privações como bênção secreta...

Eu creio...

E você?

ROSELIA 

Salve Santo Antão em 17/01!




8 comentários:

  1. Triste quem é estigmatizado, mas muito pior quem estigmatiza... Uma pena, mas tanto vemos! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão! Gostei muito. Grata, amigas!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Great article and good blog. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  4. Great article and good blog. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão da amiga Ailime. Parabéns por compartilhar. Bjs querida. Bom final de semana. NalPontes

    ResponderExcluir
  6. Dois precioso momentos de reflexão.
    Obrigado queridas amigas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá querida amiga
    Eu creio. Vir aqui é sempre um prazer e ler suas postagens me da animo e coragem para dias melhores,
    receba um abraco afetuoso e otima semana.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Sempre muito bom vir até aqui, minha querida !

    Carinhoso abraço e feliz semana :)

    ResponderExcluir

O Amor de Deus

O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou! O amor de Deus me enviou a anunciar a paz e o bem! O amor de Deus me escolheu a ...